Como calcular o ROI
A maneira mais simples de calcular o ROI é seguindo esta fórmula:
Essa fórmula pode ser utilizada de modo abrangente — para analisar o negócio como um todo — ou específico — para avaliar um projeto ou área, individualmente .
Trabalhando dessa forma, é possível identificar erros e problemas em qualquer parte do negócio.
Além disso, o resultado final será em porcentagem, o que facilita a comparação entre o ROI de diferentes ações ou estratégias.
O que é classificado como “receita”?
Receita é tudo aquilo que a empresa arrecada por conta das vendas.
Ao calcular o ROI de uma área ou de uma campanha em específico, lembre-se de utilizar apenas o valor levantado pelo segmento escolhido.
Por exemplo, para calcular o retorno sobre investimento de uma plataforma de e-commerce, o valor da receita deve representar apenas as vendas desse canal e não o da loja como um todo.
O que são os “custos”?
Os custos são todas aquelas despesas necessárias para permitir a viabilidade do investimento.
No caso do exemplo anterior, da plataforma de e-commerce, os custos são representados pelo valor pago para utilizar a plataforma, o preço de hospedagem do site, os investimentos em anúncios pagos, as despesas com internet, telefone e o que mais for necessário.
Como avaliar os seus resultados
Para explicar melhor essa métrica, vamos analisar o caso fictício da loja virtual citada anteriormente.
Vamos supor que a empresa, como um todo, tenha recebido R$ 70.000,00 em vendas e que R$ 25.000,00 tenham vindo da loja virtual.
Para manter o site funcionando é preciso gastar R$ 5.000,00, enquanto a loja física precisa de 15.000,00.
Neste caso, o ROI do nosso e-commerce seria:
ROI = 25.000 – 5.000 x 100
5.000
ROI = 20.000 x 100
5.000
ROI = 400%
Em outras palavras, você teria ganho 400% de retorno, ou seja, a cada 1 real investido, você recebe R
$ 4,00 de lucro.
Enquanto isso, o ROI da loja física seria:
ROI = 45.000 – 15.000 x 100
15.000
ROI = 30.000 x 100
15.000
ROI = 200%
Vale lembrar que o resultado final pode variar bastante. Tudo depende da ação realizada, da qualidade do planejamento, da execução, entre outros detalhes.
O importante é que com o ROI em mãos, é possível analisar:
- O que foi feito (ou deixou de ser feito) que pode ter influenciado nesse resultado?
- Existe alguma relação entre os investimentos de alto retorno?
- O que as ações de alto ROI possuem que é possível replicar nas demais?
- Suas campanhas possuem um retorno semelhante as dos meus concorrentes?
- A sua empresa possui resultados melhores do que as demais do setor?
No exemplo acima, o resultado foi positivo, mas o resultado também pode ser negativo.
Nestes casos, isso significa que o investimento fez a empresa perder dinheiro. Embora isso não seja uma boa notícia, essa informação permite que a empresa investigue o problema e faça as mudanças necessárias.