Ferramentas de marketing digital para auxiliar seu dia a dia
Para alcançar o sucesso no marketing digital, é fundamental saber utilizar algumas ferramentas para auxiliar no seu cotidiano.
Essas ferramentas são dos mais diversos tipos: auxiliares para apesquisa de palavras-chave, de email marketing, de métricas, entre várias outras.
Separamos algumas que são principais:
SEMRush
O Semrush é uma das ferramentas mais completas para o monitoramento do desempenho de palavras-chaves orgânicas.
Seja para realizar uma pesquisa completa de SEO em seu blog ou para obter alguns resultados de campanhas de PPC, o Semrush é uma ferramenta essencial para qualquer time de marketing.
Mailchimp
Se você está em busca de uma ferramenta de marketing digital que auxiliará você na delicada tarefa do email marketing, o MailChimp é uma ótima solução.
Nesta ferramenta você tem a oportunidade de enviar emails, fazer a automação de envio, realizar campanhas com envios estratégicos além de contar com uma detalhada gama de relatórios. Não deixe de conferir esta ferramenta.
Survey Monkey
Quer saber a opinião de seus clientes sobre seu site, campanhas e até mesmo produtos? Utilize o Survey Monkey, uma ferramenta gratuita (parcialmente) que possibilita a criação de pesquisas.
Seus questionários gratuitos podem receber até 100 respostas e, além dessa quantidade, você pode assinar algum dos vários planos que eles oferecem.
Alertas do Google
Esta ferramenta gratuita do Google permite que você acompanhe as notícias da sua marca, assim como menções dos seus concorrentes na Internet. Ela monitora webistes, fóruns de discussão, blogs, vídeos e te poupa o trabalho de realizar pesquisas repetidas.
Slideshare
Muitas vezes esquecida, esta ferramenta pode te ajudar na hora de fazer apresentações sobre seus produtos, divulgação do seu site ou mesmo comunicação interna na sua empresa.
Para uma estratégia de marketing digital, o Slideshare pode agir como uma alternativa para vídeos ou até mesmo posts de blog, pois permite a criação de apresentações de slides resumidas e eficientes.
Anúncios patrocinados no Facebook
O Facebook Ads é uma ferramenta de anúncios pagos que pode aumentar sua visibilidade e engajamento com os usuários da rede social. O grande benefício dos anúncios pagos do Facebook é que não é preciso investir muito para alcançar uma audiência, ainda mais se for segmentada.
Keyword Planner
Se você quer apostar em uma estratégia de SEO, não pode deixar de utilizar esta ferramenta gratuita do Google.
Com ela, você poderá descobrir o volume de busca de palavras-chaves específicas, assim como indicações de palavras-chaves relacionadas.
Desta maneira, seu blog poderá ter artigos com títulos e corpo de texto otimizados para os motores de busca.
Google Analytics
Uma estratégia de marketing nunca está completa sem o uso de dados.
O Google Analytics, mais uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, permite que você acompanhe o comportamento dos usuários que visitam seu site ou blog.
Algumas métricas disponibilizadas por esta ferramenta são localização geográfica dos usuários, tempo de permanência na página e uso de dispositivos móveis.