O Marketing Digital já faz parte da vida de qualquer pessoa com acesso à Internet, e agora é difícil imaginar como seria viver em um mundo sem ela, não é mesmo?
Apesar de ter surgido há pouco mais de 20 anos, essa vertente do Marketing revolucionou a maneira como empresas comunicam com os consumidores.
Mas afinal, o que é marketing digital?
Resumidamente:
Marketing Digital é promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais.
E, com a internet a cada dia mais presente na vida de todos, o marketing digital trabalha com as principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada, e no momento certo.
Apesar de diversas modalidades de marketing só serem adotadas por grandes empresas, o marketing digital é disponível para empresas de todos os portes, pois não precisa de muito orçamento para gerar ótimos resultados.
Ainda resta alguma dúvida de que o Marketing Digital é uma das modalidades mais importantes de marketing atualmente?
Continue lendo para saber tudo o que você precisa sobre marketing digital!
Neste post, você vai aprender:
- As vantagens do Marketing Digital
- Os vários canais do marketing digital
- Ferramentas de marketing digital para auxiliar seu dia a dia
- Principais métricas
- Marketing de Conteúdo
O que é marketing digital?
O conceito de marketing digital é:
O marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
E não é à toa que os orçamentos estão indo cada vez mais para esse “novo” marketing. Ele possui várias vantagens em relação ao marketing tradicional, e permite um maior retorno sobre investimento.
Além disso, o marketing digital é mais fácil de mensurar, tem métricas mais claras e se tornou essencial para empresas de todos os mercados, sejam elas B2B (empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas) ou B2C (empresas que vendem produtos ou serviços para o consumidor).
Como surgiu o Marketing Digital?
Nos anos 90 surgiu a primeira versão da Internet, um pouco diferente da que conhecemos hoje, chamada de Web 1.0.
Essa internet de antigamente não permitia a interação dos usuários com páginas da web de maneira ativa, mas deixava que eles encontrassem informações em um sistema de busca simples.
Era como uma biblioteca, em que você entra, encontra o que quer, mas não pode alterar o conteúdo que encontrou (imagina se a biblioteca descobre que você rasgou ou desenhou em um livro?).
A comunicação era muito mais de um grande produtor de conteúdo e as pessoas só acessavam o conteúdo de forma passiva.
Foi neste início da Internet que o termo marketing digital foi criado.
No entanto, ele ainda era muito similar ao marketing tradicional, pois a comunicação eraunilateral, feita pela empresa por, no máximo, um site institucional, e o consumidor apenas recebia passivamente o conteúdo, sem uma interação próxima entre as duas partes.
Em 1993, os usuários da Internet começaram a ter mais interação com as empresas que anunciavam na web, pois foi quando surgiram os primeiros anúncios clicáveis.
No entanto, foi apenas nos anos 2000 que o marketing digital ficou mais parecido com o conhecemos hoje dele.
Era chegada a era da Web 2.0, em que a comunicação era mais democrática, e todo mundo passou a poder a ser também um produtor de conteúdo tão importante e com tanto espaço quanto os grandes portais de mídia e empresas.