O comportamento do público nas redes sociais muda constantemente, de modo que os influenciadores digitais e as empresas necessitam aprender a se adaptar às novas tendências e exigências de seus seguidores para fazer sucesso.
A introdução do recurso de transmissões ao vivo foi um dos motivos dessa mudança: agora, o público não quer apenas ver fotos e vídeos pré-gravados, mas também acompanhar os momentos ao mesmo tempo em que elas acontecem. Por conta disso, você precisa entender o porquê e como fazer live no Instagram.
Por quê?
Como disse antes, esta é uma exigência do público que te segue, pois eles querem saber o que está acontecendo ao vivo e também uma ótima oportunidade de aproximar do seu público e passar mais informações sobre seus produtos e serviços,
A partir do momento que você tem um bom engajamento, que é um bom número de seguidores, vocês pode compartilhar suas lives com outros profissionais e vice versa, desta forma você vai estar falando para um outro volume de público que não te conhecia ainda. E o fato da live estar sendo compartilhada você passa a ser uma boa referência, sim igual uma indicação.
Algumas outras vantagens em relação as live.
Uma delas é aumentar a visibilidade da sua marca. O Instagram manda uma notificação aos seus seguidores, avisando-os que você está fazendo uma live, de forma que muitos deles irão assisti-la por curiosidade.
Além disso, o fato de ser uma transmissão ao vivo dá uma sensação de urgência ao seu público. Ele sente que está sendo parte de algo exclusivo e que sua atenção ao que está sendo mostrado é extremamente importante.
Um outro ponto que ajuda a aumentar este sentimento de importância do público é que, por meio da live, você consegue interagir com as pessoas, no momento da live você vai receber várias perguntas e esta interação é muito importante e se não der tempo de responde-las, responda depois. Se você apenas postasse um vídeo ou uma foto, você teria que, depois, olhar comentário por comentário para responder.
Como fazer live no Instagram?
É necessário entender que para fazer uma transmissão ao vivo não basta apenas abrir a câmera e ativar o recurso. Antes de tudo, você precisa de um bom planejamento, um bom roteiro.
O ponto de partida para começar a fazer live no Instagram é montar um roteiro. Defina o que você quer falar e em qual ordem. Você deve, porém, anotar só os pontos principais e não todo o texto que irá dizer, senão você não irá parecer espontâneo.
Outra questão importante é o cenário. Embora ele provavelmente aparecerá pouco, algumas pessoas se focam nos detalhes a sua volta. Escolher um bom ambiente é bom não apenas esteticamente, mas também para garantir uma boa qualidade de som. Desta forma, as pessoas conseguem te escutar sem interferências, outro detalhe importante a roupa que você vai usar , que seja de uma só cor, nada de roupas estampada.
Cobrir eventos e mostrar conteúdos exclusivos são ótimas dicas para que a sua live faça sucesso nas redes. De qualquer forma, tente sempre incentivar a interação. Isso porque quanto mais você responde as pessoas, mais repercussão a transmissão pode gerar.