Estratégias eficiências de Automação em Marketing 

Estratégias eficiências de Automação em Marketing 

Nesse tutotial, descreveremos as funcionalidades do Mautic (Ferramenta de Automação em Marketing) com ênfase na captura e conversão de e-mails e também guiaremos um passo a passo para uma estratégia eficáz.

O que é o Mautic?
O Mautic é uma poderosa ferramenta de automação de marketing Open Source com diversos recursos de simples utilização.

Com o Mautic podemos gerenciar listas, campanhas de email Marketing, integração social, mensagens de texto, notificações web entre diversos outros com total controle e autonomia.

Utilizando o Mautic é possível rastrear todas as páginas de seus sites, ver em tempo real qual o comportamento dos seus leads para finalmente criar campanhas muito focadas com alta conversão baseado nas decisões e interesse do seu público.

O que ele faz:
Nutrição de leads e Gestão de Contatos
Campanhas de Marketing
Programa de Email Marketing Sequencial
Monitoramento de Mídias Sociais
Landing Pages e Funil de Vendas
O poder do Open Source
O que torna o Mautic uma ferramenta única e incrível é o simples fato dela ser Open Source. Ou seja, o Mautic é uma ferramenta de código aberto que pode ser visualizado e melhorado por qualquer pessoa. Sendo assim quem quiser colaborar com a ferramenta pode desenvolver novos recursos, melhorias ou mesmo correção de bugs e assim contribuir com a evolução da ferramenta.

Inbond Marketing + Estratégias de Geração de Lead
No novo posicionamento do mercado digital o Inbound Marketing, isso quer dizer, pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.

Basicamente as estratégias de geração refere-se a um processo de 7 passos, seguindo a lógica:

Passo 1: Plano de ação
Passo 2: Criação da estratégia
Passo 3: Distribuir os conteúdos
Passo 4: Captura dos visitantes
Passo 5: Análise dos resultados
Passo 6: Alimentação com conteúdos
Passo 7: Conversões

Como funcionará a estratégia?
Para se iniciar uma estratégia de automação é preciso pensar como o seu usuário se comportaria perante ao que você quisesse passar para ele. Portanto, o primeiro passo é entender e determinar um fluxograma, certamente desenhando as atribuições que nutriria o seu “‘lead” de informações para a tão esperada conversão.

Criando um fluxograma
No fluxograma é preciso rabiscar mesmo as etapas que seriam destinados os leads, pensando então qual ação tomaria para as devidas “aberturas dos e-mails”.

Vejamos um exemplo básico da ramificação:

As ramificações são importantes para entender cada decisão tomada pelo “lead” e, nisso, manter um relacionamento com o mesmo ao longo do tempo.

Esse fluxograma, é uma mera ilustração que como criaria a árvore da estratégia, porém, existe N jeitos mais complexos de se trabalhar um fluxograma em uma automação em marketing, basta pensar em como o usuário se comportaria e qual é o funil certo que você pretende alcançar dentro do seu negócio.

Para finalizar!
Automatizar um processo de e-mails é fazer com que ações sejam tomadas, pensando sempre nas perguntas:

  • Qual o objetivo do funil para automação?
  • Quantos produtos / informações serão destinadas a cada funil?
  • O que terá dentro de cada e-mail? Texto, vídeo, imagem, botão de pagamento, botão para subir arquivos, links, etc)
  • Qual é a lógica para conversão? Abriu, Não abriu, Clicou, Não clicou…
  • Quanto tempo será mantido o relacionamento com esse lead? 1 dia, 1 semana, 1 mês, 1 semestre, 1 ano, 2 anos, etc.
  • Quais conteúdos pós conversão serão oferecidos?
  • Quais ofertas serão trazidas ao longo do tempo?
  • Terá venda?
  • Será apenas nutrição de informações?
  • Essas e outras perguntas poderão ser feitas para se criar uma estratégia de automação. Para isso, basta entender primeiro o que seu negócio precisa, o que o usuário vai realizar e depois rabiscar!


Dica para criar o seu fluxograma!

  • Post-its
  • Quadro branco
  • Lousa
  • Cartolina A0 ou A1
  • Software MindMeister (Mapeamento Mental)

Ficou com dúvidas? Entre em contato com a equipe Mais Web.

Nós estruuturamos e implatamos todo o processo para criação da campanha, instalação das ferramentas necessárias de Automação em Marketing nos nossos clientes e ensinamos qual a melhor forma de melhorar o desempenho e otimizar processos no seu negócio.