Indo direto ao ponto, Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo feito para educar, informar, entreter um futuro cliente. É o combustível do Inbound.
A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que elas respeitem a sua marca e a tenham como referência, tornando-se clientes.
O conceito “Marketing de Conteúdo” é relativamente novo. No entanto, suas aplicações já aconteciam antes mesmo da era digital. Sim, Marketing de Conteúdo offline existe. E faz tempo!
Contextualizando historicamente, em 1895 a John Deere publicou a primeira edição da revista “The Furrow” com foco em assuntos relacionados à agricultura. A revista cumpre exatamente o propósito do conceito: é voltada para pessoas interessadas em agricultura e que um dia poderão ter a necessidade de comprar um trator, por exemplo. É um dos primeiros registros de Marketing de Conteúdo, e desde então, várias marcas têm feito o uso disso.
Aqui na Mais Web, nossa estratégia de Marketing de Conteúdo consiste em publicar posts no blog (como esse e também nos blogs ) e materiais ricos como eBooks, kits, ferramentas e webinars, sempre relacionados a Marketing Digital e Vendas, que é nosso foco.
Para exemplificar, vamos supor que seu negócio seja uma agência de turismo. Você pode criar um blog sobre viagens e começar a produzir conteúdo sobre o assunto para atrair futuros clientes.
Diferente de uma Assessoria de Imprensa, o Marketing de Conteúdo não é sobre falar da empresa em si, mas sobre o que a empresa pode entregar (ou fazer) para os clientes.