Usando uma tradução livre, podemos definir Inbound Marketing como Marketing de Atração. A ideia por trás do Inbound é, em vez de a empresa ir atrás do cliente utilizando técnicas ortodoxas de Marketing, fazer com que o cliente voluntariamente encontre-a por meio de mecanismos de busca, sites de referência, conteúdo da sua empresa, produtos e serviços, ofertados através de um relacionamento com o e-mail e redes sociais, etc.
No Inbound Marketing é o cliente que chega até o site da empresa, ou recebe alguns conteúdos da sua empresa por e-mail, mas não imediatamente para comprar, e sim para primeiro buscar respostas que ele precisa. Ou, eventualmente, para matar uma curiosidade e, sem querer, descobrir que precisa de uma solução.
Todo o processo é feito de forma gerenciada, assim passamos a ser mais acertivos, tanto nas divulgações, sendo segmentadas e modificadas conforme a aceitação ou não, e em um passo mais decisivos de fechamento acontece quando você já sabe que o seu provável cliente já conhece sua empresa e demonstrou um real interesse pelo seus produtos e serviços.
É uma técnica que se encaixa perfeitamente em tempos atuais porque é cada vez mais comum que pessoas utilizem os mecanismos de pesquisa para encontrar respostas para suas dúvidas.
Outro detalhe importante em Inbound Marketing é que a relação não se resume a apenas visitante e cliente. Diferente do Marketing tradicional, há um funil de vendas que segue uma ordem um pouco mais complexa e detalhada:
- Visitante: Está conhecendo sua empresa através de conteúdos enviados atavés do e-mail e também ao seu site e ainda não compartilhou nenhum dado de contato com sua empresa;
- Lead: Assinou uma newsletter ou baixou gratuitamente um material rico, deixando algum dado de contato como “moeda de troca”, como nome, nome da empresa e email;
- Oportunidade: São Leads que estão prontos para compra e que foram educados com o passar do tempo com conteúdo gerado pela empresa. É só nesse momento em que o vendedor entrará em contato direto com o futuro cliente. Saiba mais assistindo ao webinar “Gestão de Leads”;
- Cliente: Agora sim, a pessoa depois de conhecer e estudar bastante sobre seu problema, finalmente adquiriu seu produto.
Ou seja, não é aquela relação em que a pessoa vai até a loja e já se torna cliente diretamente. Em Inbound, as vendas não são “empurradas”, elas acontecem para pessoas que já conhecem a empresa, já sabem dos problemas que têm e das soluções que podem ser entregues.
Além disso, existem basicamente 5 etapas fundamentais que fazem parte de uma estratégia de Inbound Marketing. Isso torna da metodologia um processo sistemático, escalável e previsível de aquisição de clientes:
- Atrair: Trazer visitantes para seu site através de conteúdo criado. A atração pode ser, principalmente, por busca orgânica, busca paga ou redes sociais;
- Converter: Coletar os contatos dos usuários para poder iniciar um relacionamento com eles, transformando-os em Leads. A conversão pode ser feita através de uma oferta gratuita de um produto em uma Landing Page. Aprenda mais no Webinar “Como criar Landing Pages efetivas”;
- Relacionar: É a chave para conduzir os Leads até o momento da compra. Use as mídias sociais, trabalhe suas listas de emails e prepare para a venda usando nutrição de Leads;
- Vender: Após um relacionamento prévio com os Leads já mais próximos, o momento da compra se torna muito mais fácil e gera mais resultados. Alinhe equipes de Marketing e Vendas e qualifique seus Leads para vender seu produto às pessoas certas;
- Analisar: Para manter a máquina funcionando e se desenvolvendo, examine cada etapa e identifique o que precisa de ajustes. Aprenda mais em nosso eBook “Web Analytics na prática”.