Não é via de regra que a empresa tem de ter um site e um app, tem de se tomar cuidado com o modismo e não jogar dinheiro, esforço e tempo fora.
Pois um porjeto mau elaborado, para depois verificar que não tem a necessidade de um app, é muito mais penoso para a imagem do empresa, caso seja feita a opção em descontinuar com o app.
Isso vai depender muito do projeto, suas funcionalidades, necessidades em atender o seu público e do objetivo que se deseja alcançar.
Um bom site responsivo pode sim substituir e resolver todas necessidades da utilização em um smatphone e ou tablets, vale muito uma consultoria e uma avaliação.
Também temos de lembrar que muito usuário preferem sua smartphone limpo para não sobre carregar, e em várias sitiações em que o usuário precisa de espaço em seus aparelhos, acaba desistalando o seu aplicativo, se a intenção era ele ter sua app instalado para lembrar de você já era, uma boa presença digital, com marketing digital e marketing de conteúdo é possível um acompanahmento e avaliação do que vem ocorrento e uma penetração coontstante junto ao seu público alvo.
Site Responsivo X Site Mobile (web app)
Um site mobile, também chamado de web app, usa a mesma tecnologia de um site responsivo, mas tem um formato diferente do convencional. Normalmente, é mais utilizado para apresentar informações em formato de lista, para facilitar a navegação.
Ter um site para computador e um site mobile implica em dois layouts e dois desenvolvimentos distintos. Grandes empresas de e-commerce costumam ter um site convencional (“não responsivo”) e um site mobile, para garantir a melhor navegação possível. É o caso de e-commerces como Walmart, Americanas e Submarino.
Essa técnica permite ir ainda mais longe na usabilidade para dispositivos móveis. Em contrapartida, gera um custo duplicado.